O que é Fonética?
A fonética é o ramo da Linguística que estuda os sons produzidos pela fala humana. Essa área procura estudar todos os sons que os seres humanos são capazes de produzir durante a fala. É responsável por estudar o sistema fonador -órgãos que produzem a fala- logo, nosso maior foco aqui será a Fonologia...
O que é Fonologia?
A fonologia é o estudo dos sons das palavras, um estudo voltado para a pronúncia e gramática de um idioma específico. Todo idioma tem a sua fonologia própria e diferente das demais. A fonologia tem como foco de estudo a forma como os sons de uma palavra se organizam para produzir significados diferentes. Na fonologia, essa unidade de som mínima é chamada de fonema, e é a partir dela que todo o estudo é desenvolvido, desde as sílabas à acentuação das palavras. Sem a fonologia haveriam muito mais palavras com mais de um significado, pois não seria possível diferenciá-las pela sua sonoridade.
Elementos da Fonologia:
O estudo dos sons das palavras engloba alguns aspectos importantes para a compreensão da fonologia. São eles:
Fonemas – Unidades mínimas de som usadas na Fonologia.
Sílabas – Conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo.
Encontros Vocálicos – Agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais.
Encontro Consonantais – Agrupamento de duas ou mais consoantes.
Dígrafos – Agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.
Tonicidade e prosódia – Estudo dos tons mais intensos presentes nas sílabas fortes.
O que é fonema?
Fonema é a menor unidade sonora usada pela fonologia. O fonema é o que nos permite diferenciar as letras e os sons que a união dessas letras produzem para a formação de uma palavra. Alguns fonemas podem ser muito diferentes um do outro, mas quando colocados em uma palavra é preciso tomar cuidado. Como é a menor unidade sonora, ao ser colocado em conjunto, é muito mais fácil confundir. Apesar de estarem muito relacionados com a oralidade, os fonemas também são de bastante utilidade para a língua escrita, temos significação de cada um dos fonemas de nossa língua em forma de letras, e cada letra tem enquadra-se em uma categoria, ou vogais, ou consoantes.
É bem mais simples perceber o fonema quando lemos em voz alta uma palavra. Por exemplo:
Casa: possui quatro letras, e cada uma das letras tem um som, \C\A\S\A\. Se tirássemos o C, seria só \A\S\A\, que já é outra palavra.
Homem: Possui cinco letras, mas só quatro fonemas. O “H” não é pronunciado, então temos os fonemas \HO\M\E\M\. Quando a vogal vier antes de M ou N na mesma sílaba, ocorrerá ditongo nasal: S/A/M/B/A ou F/R/E/N/T/E poderiam ser, fonologicamente falando: SÃ-BA ou FRĒ-TE. Os fonemas AM e EN possuem apenas um som, são nasalisados, como se houvesse um ~ (til). O contrário acontece quando a letra M vem no fim da sílaba. Neste caso terá seu som presente, como em: A/M/A/M. O mesmo que: A-MA-UM.
Táxi: Possui quatro letras e cinco fonemas. Isso se dá porque o “X” tem som de “ks” então quando separamos os fonemas temos \T\A\k\S\I\.
Algumas letras podem assumir vários fonemas. A letra “S”, por exemplo, tanto pode ser “sê” como visto na palavra “sinto”, ou “zê”, como na palavra “casar”. Já a letra “X”, além do “ks” ainda pode assumir os fonemas “sê”, “zê” e “chê”, vistos respectivamente em “sexto”, “exagerar” e “xaveco”.
>>Assista ao vídeo para entender um pouco melhor o conteúdo.
Deixa teu like e responda nos comentários:
1. Dê exemplos de palavras que possuam dígrafos.
2. Agora responda... qual é o número de letras e fonemas presentes nas palavras: Piscina e sol.
3. O vocábulo bomba tem: a) 5 letras e 5 fonemas b) 4 letras e 5 fonemas; c) 5 letras e 3 fonemas; d) 5 letras e 4 fonemas; e) 5 letras e 6 fonemas;
Clique AQUI e participe da postagem com mais atividades sobre este tema no meu perfil do Instagram!
Hozzászólások