A Sintaxe é a parte da língua que estuda as relações dos componentes que integram uma oração. E também as combinações que as orações constituem entre si na formação dos períodos. Logo, a maneira pela qual se dá os ajustes das informações em orações ou períodos é a pretensão de estudo da sintaxe. Em outro conceito: sintaxe é o estudo da função das palavras dentro das orações e períodos. Agora, não analisaremos mais as classes de palavras, mas sim, a função/ o papel dela em determinado contexto.
Frase:
Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo; indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Transmite um apelo, uma ordem ou exterioriza emoções. Termina em ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação.
Frase é todo enunciado, com ou sem verbo, que tem sentido completo.
Oração:
Oração é a frase ou membro de frase que se organiza ao redor de um verbo. A oração sempre possui um verbo (ou locução verbal), que implica a existência de um predicado, ao qual pode ou não estar ligado um sujeito.
Todo enunciado que apresenta verbo é uma oração. O verbo ou locução verbal é o núcleo das orações verbais, mas há também as orações nominais. As orações nominais contêm verbo de ligação e, neste caso, o núcleo da oração não será o verbo, e sim o predicativo nominal. Por conseguinte, para realizar a análise sintática de uma oração, recomendamos que se comece pelo verbo.
Os verbos ora apresentam complementos verbais, ora não os apresentam. São complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. O estudo dos complementos verbais é chamado de predicação verbal.
Exemplo: Os auditores analisaram os balancetes.
O exemplo acima é uma oração, pois foi empregado o verbo analisar. É a expressão de uma ação. Está flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo. Contextualiza-se, portanto, a prática de uma ação, o tempo em que essa ação ocorreu, o agente da ação e o referente passivo à ação executada pelo sujeito agente.
Os relatórios que foram analisados comprometem a candidatura de Luiza.
Cada verbo significa a existência de uma oração. Temos acima duas orações. Os termos grifados constituem a primeira oração, com um verbo na forma simples. O termo não grifado constitui a segunda oração. Nesta, o verbo analisar está na forma composta, ou seja, verbo auxiliar + verbo principal no particípio.
Período:
Denomina-se período a todo enunciado que possui verbo e sentido completo, isto é, período é uma frase com verbo ou uma oração, formando um todo com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Resumindo:
O estudo da distinção entre frase, oração e período é que vai permitir a você prosseguir nesta jornada.
Deixa teu like e aproveite todo o conteúdo do site!!!
Responda nos comentários:
Ao analisar as diferenças entre frase, oração e período construa, com o auxílio do material, uma frase (sem uso de verbo) e deixe aqui. Um beijooooo!
Clique AQUI para fazer mais exercícios sobre o assunto!
Commentaires