Todos já sabemos que a redação Enem possui uma estrutura, e que esta, necessariamente, precisa ser respeitada. Vamos abordar aqui, agora, o que se pede em cada uma das "divisões" dessa estrutura. Já ouviu dizer que todo, e qualquer bom texto, é composto por: começo, meio e fim? Pois é. No texto dissertativo- argumentativo não poderia ser diferente. Só que aqui, trataremos estes termos como sendo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos lá?!
Na introdução, faz-se necessário que o candidato retome o tema ou algumas de suas palavras-chave para dar norteio ao leitor acerca do que será abordado, contextualizando-o através de citações, alusões históricas, dados estatísticos e etc. É preciso também, que haja a elaboração de uma tese (opinião do autor) dividida em, no mínimo, dois argumentos.
Os argumentos mencionados acima serão utilizados aqui (cada um em um parágrafo), no desenvolvimento, pois é a partir deste que o escritor irá "ganhar" o leitor. É por meio da argumentação (contextualização dos argumentos escolhidos) que você, ao redigir o texto, fará com que quem lê sua dissertação seja convencido ou atraído a estar convicto de que aqueles fatos são aceitáveis e significativos para o tema abordado. Utilize-se de um repertório cultural extenso, pois além de enriquecer seu texto, fará com que o corretor da prova seja "JUSTO" com o que vê. Isto é, outra vez, faça citações, use músicas, obras literárias, desde que sejam pertinentes ao assunto. Lembre-se, este conceito servirá para a criação dos dois parágrafos de desenvolvimento, a diferença é que no primeiro pode-se discorrer a argumentação diretamente, já no segundo, será preciso o uso de um conectivo, uma vez que, este é um aspecto de coerência, e também, será avaliado.
Por fim, e não menos importante, na conclusão além de encerrar o assunto, o participante (VOCÊ) deverá elaborar uma proposta de intervenção. Nada de mirabolante, pois precisa ser algo que esteja ,realmente, ao alcance de ser feito. Nesta, você precisará especificar dados como: AGENTE (quem irá fazer), MODO/MEIO (por meio de que irá fazer), AÇÃO ( o que será feito), DETALHAMENTO (como irá fazer) e FINALIDADE (o que acontecerá- ou o que se pretende que aconteça- depois de aplicada a proposta).
Seguindo estes conselhos, estudando um pouquinho antes do dia da prova e "se esforçando um tanto bom", vai ser só sucesso! Boa sorte!
Deixarei aqui, agora, um exemplo de redação pronta elaborado por mim. Analise!
Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem 2019)
O filme: Hoje eu quero voltar sozinho conta a história do jovem Leonardo e menciona, também, as dificuldades enfrentadas por ele por ser um garoto cego. Há uma cena na película em que o personagem precisa da ajuda de um amigo para oralizar a apresentação de uma obra cinematográfica. Esta é a realidade de muitos brasileiros atualmente, pois a falta de acessibilidade e aspectos financeiros ou até mesmo geográficos impedem que pessoas como Leonardo conheçam o mundo das imagens.
A princípio, vale ressaltar que a estrutura dos cinemas brasileiros contemporâneos não é diretamente focada em incluir todos os tipos de público, ou seja, não promove o acesso necessário. É notório, ao adentrar uma sala de cinema, perceber-se a falta de recursos que pluralizem o bem estar de todos, como por exemplo, legendas em filmes nacionais que, por sua vez, proporcionariam uma melhor compreensão de telespectadores com deficiência auditiva.
Outrossim, vale salientar que nem todas as pessoas têm dinheiro suficiente para realizar uma visita ao cinema, pois os preços cobrados nas bilheterias fogem do padrão salarial da sociedade. Alguns aspectos geográficos, de certo modo, atrapalham a realização do ato, uma vez que, a maioria das casas de cinema existentes se encontram nos centros de grandes cidades e isso dificulta o acesso do local às pessoas dos interiores, por exemplo.
Portanto, impende ao Governo Nacional, juntamente com o Ministério Público desenvolver planos que visem aumentar o número de cinemas existentes no país, e trabalhar na criação de leis cujo foco seria reduzir o custo-benefício, para assim, tornar possível o alcance das classes menos favorecidas e distantes dos centros urbanos a locais como este. Seria plausível, também, executar uma reorganização estrutural destes ambientes para melhor atender ao público com necessidades especiais. Somente assim, pessoas como o jovem Leonardo poderão desfrutar dessas áreas de maneira igualitária no âmbito social.
Autor: Vy Martins.
Assista ao vídeo abaixo:
Responda nos comentários:
Gostou do post?
Ajudou você?
Me diz... O que a conclusão da redação precisa para ser perfeita?
Deixe seu like e comentário aqui!
Dá uma conferida na loja. Lá, tem um cursinho de redação rápido, objetivo e dinâmico, ainda mais detalhado e com direito à correção das suas redações. Abraço!!!
Clique AQUI para saber mais sobre o minicurso!
Comments