top of page
Buscar
Foto do escritorVy Martins

Uso dos porquês

Atualizado: 14 de jun. de 2020



》POR QUE: Em frases interrogativas diretas e indiretas. Em substituição à expressão "pelo qual" e suas varições.

EX.: Por que ele não veio? (interrogativa direta)

Explique-me o por que ele foi demitido.(interrogativa indireta). Os problemas por que passamos serviram para nos amadurecer. (por que= pelos quais)

》POR QUÊ: No final de frases.

EX.: Elas não quiseram por quê?

Ele não se desculpou, não sei por quê.

》PORQUE: Em frases afirmativas e em respostas.

EX.: Fiquei em casa porque estava cansada.

Pode-se também encontrar esta forma exercendo o papel de conjunção coordenativa explicativa.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração.

Ex.: Não esperem por mim, porque estou trabalhando. (todas as conjunções explicativas deverão ser precedidas de vírgula).

》PORQUÊ: Como substantivo.

EX.: Queria saber o porquê da sua revolta.

Eu não entendo o porquê de você ter feito isso. (para saber quando usar esta forma, troque pela palavra motivo).


Responda às atividades da imagem nos comentários. Boa sorte!



Dá teu like e se tiver dúvidas deixe-as nos comentários também!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Post: Blog2_Post
bottom of page